Pesquisar neste blogue

segunda-feira, novembro 08, 2010

Manuel Cintra Ferreira - respirava cimema por todos os poros

Manuel Cintra Ferreira, o mais antigo programador da Cinemateca Portuguesa, morreu domingo, 7 de Novembro, aos 68 anos, em Lisboa. Nascido em Lagos em 1942, era um dos mais consagrados críticos de cinema em Portugal.

Para além da Cinemateca Portuguesa, Manuel Cintra Ferreira, integrava o grupo de críticos do semanário “Expresso”, para onde tinha regressado depois de ter feito parte da equipa que lançou o jornal PÚBLICO, em 1990. Além disso, colaborou com Manuel Fonseca na programação de cinema da SIC.
Durante muitos anos, também, trabalhou na rádio. Começou, ainda, nos tempos da Emissora Nacional e fez parte dos quadros da Antena1 e da Rádio Comercial.

Manuel Cintra Ferreira, bom apreciador de petiscos, era um cinéfilo com uma memória excepcional e sua limitação auditiva, não o impedia de “saborear” uma boa banda sonora.
Consideravam-no uma “enciclopédia viva do cinema”. John Ford era a sua grande referência e o filme “A Desaparecida (The Searchers)” o seu preferido, como fica patente nas palavras, do seu amigo e também crítico de cinema Jorge Leitão Ramos, recolhidas pela jornalista Cláudia Arsénio da TSF.





Foi um dos elementos da equipa do Café Concerto (FM da Comercial) e um dos autores do programa Genérico (onda média da Rádio Comercial).
Recorda-se aqui uma das emissões do Genérico, de 8 de Fevereiro, de 1986. Programa dedicado ao cinema, que era emitido aos sábados entre as 20h e 20h30m.



Para saber um pouco mais sobre a personalidade de Manuel Cintra Ferreira aqui fica este "link".

Sem comentários: